segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dispensável

Antes de tudo - utilidade pública: outro dia ouvi de um grande amigo meu (irmão por escolha) o primeiro feedback cara a cara sobre um texto do OfensaGrátis!
Rá! Tomei o maior esporro sobre o texto Prolixia! E o melhor, sabe o motivo? Por causa da foto do troféu Bocão! É bom salientar que eu reutilizo muitas fotos que eu já fiz na vida para um monte de propósitos e, como qualquer criação, elas tomam vida própria e passam outras mensagens que não foi a intenção inicial. O Troféu Bocão pertence ainda a esse meu irmão, mas não por ser um prolixo mas sim por ser o campeão da bola fora no planeta!
Agora voltando ao "tema" (como diria meu pai, "composição") de hoje, que dia frio heim? Que céu mais azul ainda! Esses sim são os dias frios que valem a pena, frio mas sol! Já reparou como o sol muda o humor das pessoas? O treco besta, que ninguém repara mas quando o bicho desponta no horizonte o dia fica menos pesado, as pessoas mais calmas e um sorriso é inevitável! Ninguém bota fé no poder do sol, mas se imagina num dia cinza? Eu fico de mal humor e dor de cabeça na certa. Meu dia acaba! Desde moleque sempre foi assim. Dia nublado é sinal de mal estar e ficar enfurnado dentro de casa sem jogar bola ou soltar pipa.
O sol sempre está lá, quando ele está lá ninguém liga não, quando te tiram você fica doido! É igual dor de dente, dor de cabeça, dor nas costas, dor de cotovelo... parou de doer você fica feliz! Não feliz como agora você está sem dor nenhuma! Fora do controle total do caboclo! Só frase curta hoje! Estou sem paciência de elaborar orações coordenadas e subordinadas, sem respirar, hoje é primeira-segunda-ponto-morto... acho que sei o por quê!
Já usou camisa? "Po João, que pergunta besta, já! Claro que já! Ainda mais nesse frio, ajuda a aquecer!". Legal filho! Já usou calça? "Claro né? Deeeeer, serve para mesma coisa...". E sapato? "Também né, seu burro! Vai pisar nums cacos de vidro com ou sem! Depois me conta o que que aconteceu!". E gravata? "Claaaaaaro, estou sempre de gravata no trabalho! Adoro usar isso, super elegante! Uhuuu... é para... para... para... hummm... hann... para... para..." e vai descarregando e desbicando a pipa nas idéias... dando linha... dando linha... linha na pipa... acabou a linha, não tinha nó no fim e não achou a resposta que queria.
Putz grilo, gravata! Pára e pensa bem friamente: qual é a diferença entre o charme e o funk? Não... qual é a diferença entre um teco de um pano enrolado no seu pescoço e coleira do seu cachorro? R: Alguém amarra uma corrente na coleira! Que pano imbecil... zere sua cabeça de tudo que você imagina e pensa na imagem ridícula de um pedaço de pano pendurado no seu pescoço que não serve para nada! Ou serve? As pessoas só usam gravata no frio? Preciso de uma gravata para praticar qualquer esporte? Gravata te dá poderes psíquicos-sobrenaturais? Gravata produz mais inteligência àquele que usa? Aumenta seu salário? Faz você trabalhar melhor? EU, particularmente, acho que não... quero achar que não!
Você confiaria neste cara?
Mas tem gente que acha alguma coisa! Formatura? Terno e gravata. Casamento? Terno e gravata. Vendedor de carro? Terno e gravata. Político? Terno e gravata. Advogado? [CENSURADO POR PODER SER PROCESSADO]. Poxa, eu juro, sempre que tinha réveillon na casa dos meus pais, natal ou festa de aniversário, eu me sentia tão à vontade com quem aparecia por lá que eu ficava descalço, colocava uma bermuda e uma camisa velha... mais à vontade que isso impossível! Minha mãe não gostava muito da idéia, mas eu me sentia à vontade com a minha família, nada mais gratificante do que ver alguém que você gosta da maneira mais natural que você pode ser! Não é não?
Para que alguém se arruma com tanta coisa inútil? Será que o conteúdo da pessoa é questionável? Ou pior... será que a intenção da pessoa é questionável? Medo! Quando alguém aparece em entrevista de emprego de terno e gravata e isto não foi requerido é batata: está fora! Fala mais do que faz! Quando alguma relação interpessoal acontece com a melhor das intenções, é natural-sem-maldade-sem-gravata!
Outro grande amigo meu diz "é um balde de cocô com chantilly" (Ele falava sobre casamento, mas pode servir para alguém que insiste na filosofia da gravata!).
Sabe quando criança faz aquela bagunça em casa e quer esconder dos pais? Aí jogam umas coisas debaixo do tapete, outras atrás do sofá... pronto! Fica lindo! Alguém quer vender gato por lebre de chinela (sim! Chinela!), berma e camiseta? Bota um terno e gravata que alguém vai comprar!
Se alguém tem 1 motivo que não seja "só sei que é assim", me avise! Fui eu que perdi! Estou há uns 7 anos procurando isso!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário