domingo, 22 de junho de 2014

Caipira x Infância de Carpete

Olha nóis aqui traveis! Ofensa Grátis pegando no breu! E você que tem 20 anos não faz a mínima ideia do que é breu. Nota de rodapé: breu era algo para colocar na tocha do balão para fazê-la produzir mais calor.

Mas o que é balão tio João? Balão era um artefato perigosíssimo feito de folhas de seda, cola, arame, estopa, parafina (heim? Vela porra!) e fogo!!! Rá! Usado por black blocs? Não... usado por crianças adultas e crianças pequenas para se divertir vendo ele colorir o ar com alegria e muita diversão. Sabia que contar balão era um esporte? Pois é!

E olha que gancho massa: balão. Se você cresceu no interior, sabe o que é, já voltou ou já viu alguém soltar. Se você é da capitar e tem mais de 25 anos, já deve ter visto um ou outro no ar ou já viu no Cidade Alerta alguma mata ou casa pegando fogo por causa deles. E não pára só aí!
As diferenças sem bem grandes entre o que fazem/pensam os caipiras pé-de-barro/atrasados do interior e os sofisticados urbanoides da capital. Porque aliás, os caipiras não conhecem nada diferente da realidade deles, né? São praticamente ingênuos frente ao mundo! O que é aquele monte de prédio? Avenidas enormes? É muita coisa para cabecinha tranquila do interiorano!

A cidade grande tem essa velocidade de vida diferente: tudo é para ontem, sinal verde parece que obriga o
motorista a por a mão na buzina, os serviços em qualquer restaurante / lanchonete/padoca é pá-pum. Se você ir para o interior, é só no talento! Tudo lento para caramba! O atendimento "tá lento", o motorista ao arrancar no sinal verde "tá lento"... fora que acham que seta é pisca-pisca que só se usa no natal e carro é igual autorama: se anda no meio da faixa para energizar o bicho!

O sofisticado urbanóide sempre se gaba desses pontos que tem sobre os caipiras-tadinhos-ingênuos em que, como um peixe que vive no rio Tietê, aprendeu a se virar em seu ambiente sujo, poluído, barulhento e insalubre! É um survival! Merecia até medalhinha de honra ao mérito no peito por sobreviver num ambiente tão inóspito!

O futuro do passado - anota aí!
Burro mesmo é o caipira, que vive naquela lerdeza saudável e tranquila, sem muito trânsito - tadinho dele! Com custo de vida mais baixo que no troféu-must que é a capital. Afinal, na cabeça do urbanoide o movimento natural é sair do interiorrrrrrr e ir para capitar!!!! Logo, é isso é mesmo que você leu!
Para que ficar no interior? Para poder ter um quintal para as crianças geração touchpad? Não, perigo... deixa ela mórbida no canto da sala com um iQualquercoisa na mão. Ufa, salva!!!!!
Para poder abrir a janela e respirar um ar mais puro? Compra um cilindro de oxigênio e fica quieto aí! O que seriam dos carros superequipados com DVD, TVs e o diabo que o parta se não existe trânsito? Ficariam órfãos!

Subir numa árvore, soltar pipa e correr na rua é coisa do passado! O mundo anda pô! Evolui! Garanto que você nunca jogou bolinha de gude né? Será que não tem nem app Glass High Ball Shooter? Hahahahah... vai saber quem cria apps não teve uma infância com o pé tocando o asfalto quente, mato ou terra.
Será que você teve? Quer ter? Ou tem o mesmo medo que o caipira tem quando vai para cidade? Via de mão dupla? Olha um montão de gente voltando para o inteiorrrrrrr... búúúúúú!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário