Alguém se lembra do cheiro do vinil? |
Estava sapeando de canal e então caio na poeirenta e resistente TV Cultura, numa entrevista com o Júlio Medaglia, era mais um depoimento. Um lamento! E olha que eu torço muito o nariz para músico clássico porque muitos deles são tão "umbiguistas", "música clássica é o que há e pnc da música popular"... não é o caso desse maestro! Ele começou a falar sobre as maravilhas tecnológicas do século XX, sobre toda a difusão de informação e arte, do vinil à internet. Falou também das expectativas enormes de levar música boa, antes restrita ao "bolachão", ao $$$... e que agora todo mundo que quisesse ter boa música, poderia ter em casa em questão de segundos... e aí pá: nunca tivemos tanto lixo sendo produzido com tanta facilidade de acesso e difusão! Tanta informação e tão pouco conhecimento. O "Ai se eu te pego" pegando fogo igual caminho de rato. Molecada, sabem o que é caminho de rato? O tio aqui não vai explicar nada! Pergunta pro Tio Wiki!
Mas vá lá, "Ai se eu te pego" tem 2 cata-estrofes que grudam na cabeça igual cola de farinha (procure de novo o Tio Wiki), uma dancinha previsível e milhões de adeptos no mundo todo! No youtube chove acesso no clipe oficial (em português), agora em inglês e traduzido pela geral em tudo que é língua, tocado por anonimos em tudo que é estilo... até eu pensei em fazer uma versão bossa-nova-com-cara-de-caetano... já fizeram! Nãoooo... minha chance é se não fizeram uma versão em Guarani ou Nhengatu, aí sim! Aí um amigo meu me falou que é legal pelo clipe, cheio da mulherada... nãooooooo!!! Mulheres casadas, noivas ou namoradas tenham a consciência que: qualquer homem no mundo recebe vídeos pornográficos de anônimas fazendo coisas muito mais excitantes que uma mina na balada se abanando no "assim você me mata". Se seu parceiro nega até a morte que recebe este material (mesmo que sem querer, todo mundo tem um amigo putanheiro ou solteiro), é porque você pressiona o nego e ele, mesmo sem ter idéia de te trair (nada a ver uma coisa com a outra), vai negar só para você parar de encher o saco dele!
Não quero dizer também que todo mundo tinha que ouvir jazz e música clássica o dia todo ou só ler Freud e Einstein, que o mundo seria tão, mas tão cabeçudo que seria chato demais. Agora, minguar a capacidade do ser humano de pensar e só viver no "refrigerante" para ouvidos é de matar! Parece que o ser moderno e descolado precisa consumir um lixo só por semanas... descarta, usa outra coisa... descarta, usa outra coisa... aí dá nego botando fogo em índio, os pais brigando com escola porque deu nota baixa para os filhos (não me aguento com isso... hahahahahahahahahahahahahahahahah)... parece que o mundo tem que consumir ilusão o tempo todo! Todo mundo vendendo a imagem de feliz e baladeiro, curtindo a última do último momento do último instante, é feliz o tempo todo... que pobreza de espírito!
Pensar não é mais relevante, o negócio é ser mais uma engrenagenzinha no meio de toda essa ditadura cultural muito bem organizada por gente que pensa (e muito!). Tenho mais medo dessa ditadura do que há de anos atrás porque agora não há repressão! Nem consciência dessa ditadura, desse zumbi que o ser humano está se tornando... o que a internet ainda proporciona é um reduto rebelde para quem escolheu ser livre por pura-naturalidade-free-will do bagulho! Já escrevi disso aqui e não vou escrever de novo... e o pior é chegar à conclusão que a utopia de um mundo melhor morre a cada dia, eu não quero mais convencer ninguém de que o mundo virou um grande lixo consumista, nem convencer ninguém que as músicas que eu escuto poderiam também ser escutadas pelo ouvinte Homer, não quero mais escrever músicas para ser escutado: escrevo, posto na net e só! Quem quiser ouve, quem não quiser "ai se eu te pego!". Fora BBB, não preciso nem comentar... clichê intelectóide to fora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário